quinta-feira, 21 de julho de 2011

TIME DO CORAÇÃO - HISTÓRIA: MUNDO 1 " LIMBO DE ESQUECIMENTO "


Certas coisas não podem ser esquecidas. E certas mentiras deveriam fazer corar a quem as propaga.
No Campeonato Paulista de 1990, o São Paulo foi mal. Terminou na 15ª colocação em um torneio com 24 equipes. Uma anormalidade nunca antes vista e jamais repetida. Todavia, a história é essa e termina ai. Em 1991 a vida seguiu normalmente, ou seja, com o Tricolor vitorioso.
Não existiu rebaixamento. Não existiu "virada de mesa". Não existiu coisa alguma diferente do prescrito pelo regulamento da competição. Diz seu parágrafo 2º do artigo 5º: "No Campeonato Paulista da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1990,não haverá descenso à Divisão Especial de Futebol Profissional".
O regulamento, aprovado - claro - antes do início do campeonato de 1990, segue. No artigo 50, parágrafo 1º: "Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990".
Entenda por Divisão Especial a tradicional 2ª Divisão. Ou seja:
1) Como não havia rebaixamento, obviamente, ninguém caiu.
2) Para que o São Paulo FC estivesse nessa leviana lista de descenso, outros 9 clubes deveriam ser rebaixados, já que, de 24, o Tricolor foi o 15º.
3) O regulamento de 1991 já era previsto pelo de 1990. Como não havia descenso, todos os times seguiriam na disputa pelo título de 1991, sendo divididos em 2 grupos de 14 times. Logo, não houve "virada de mesa" após o fato.
Ambos os campeonatos mantiveram o mesmo perfil dos realizados anos antes. Desde 1988, com a nova administração da FPF de Eduardo José Farah, o Paulistão era disputado em sua fase inicial em 2 grupos. E também desde 1988 nenhum clube era rebaixado! 1988 contou com 20 clubes, 1989 com 22, 1990 com 24 e 1991 com 28!
Diz o historiador oficial da FPF, Rubens Ribeiro, na obra licenciada 'O Caminho da Bola', capítulo de 1990: "Foi incluído em seu regulamento um artigo que valeria para a seleção de clubes que teriam direito de disputar o campeonato de 1991. Incrível! Um regulamento que passou a fazer parte de duas temporadas! O detalhe desse artigo merece destaque, pois ele gerou a falsa idéia de que o São Paulo teria sido rebaixado".
O autor afirma que a solução encontrada tentou agradar a gregos e troianos: Os vários pequenos clubes, recém promovidos e mantidos na divisão principal, e os grandes clubes, que não precisariam jogar contra todos os menores, em longas maratonas. Uma idéia realmente Farahônica .
"O São Paulo não conseguiu se classificar, e por isso foi incluído no Grupo II, constituído pelas equipes teoricamente mais fracas do campeonato. Ocorreu, então, uma precipitação de alguns órgãos da imprensa que largaram a falsa informação de que o São Paulo iria disputar o 'Paulistinha'".
E finaliza: "Não houve rebaixamento nenhum. Uma coisa é desclassificação, e outra, bem diferente, é rebaixamento. Em ambas as temporadas (1990 e 1991) O São Paulo participou do 'Paulistão' e não do 'Paulistinha'".
Além disto, tudo é lenda, não se esqueçam. E ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário