segunda-feira, 25 de julho de 2011

TIME DO CORAÇÃO: CURIOSIDADES


Friedenreich, herói do futebol nacional, morre na Guerra

Este foi o tema das manchetes divulgadas em rádios e jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Friedenreich, o maior jogador brasileiro de seu tempo e atleta tricolor, pegou em armas e foi defender o Estado de São Paulo naquela guerra - que já havia mobilizado também os clubes, que doaram inúmeras taças, de ouro ou prata, para arrecadar fundos para o movimento.

Talvez para desestabilizar o emocional paulista com tamanha tragédia, a rádio oficial carioca PRAX anunciou a morte do craque, que não teria resistido aos ferimentos de combate depois de levado ao hospital. A notícia ganhou o mundo, até Argentina e Portugal repercutiram a triste situação. Reportaram também, inclusive, a morte de Rubens Salles, do mesmo modo.

Tudo não passou de 'boato'. A falsa notícia foi em breve desmascarada: ambos estavam a salvo. Friedenreich ganharia as manchetes dos jornais novamente em outubro de 1932, após a vitória do São Paulo por 4 a 0 sobre o Sírio, quando todos estamparam: "Ressurreição"

Nenhum comentário:

Postar um comentário