quinta-feira, 21 de julho de 2011

TIME DO CORAÇÃO - HISTÓRIA: BRASIL 5 " BARRA FUNDA"


barrafunda.jpg
Menos de um mês depois da conquista do Bicampeonato Brasileiro, o São Paulo voltava a campo, desta vez pelo Paulistão/87. Pelo cansaço, o desempenho tricolor foi mediano, mas o suficiente para levá-lo à semifinal do torneio, contra o Palmeiras.
1º jogo, um 0 a 0. Jogo de volta, e o inusitado: os palmeirenses sobem no gramado com um porco nos braços de seu capitão. Vai entender...
O São Paulo, que não tinha nada com isso, vence por 3 a 1, com direito a outra anormalidade. Neto, então jogador do SPFC e futuro ídolo de um certo rival, marca gol de falta em Zetti, então goleiro do Palmeiras e futuro ídolo tricolor. O agravante foi o autêntico "peru" sofrido pelo palestrino.
Na final, o Tricolor superou o Corinthians com uma vitória (2x1, gols de Lê e Edivaldo) e um empate (0x0), levando para casa o maior troféu de sua galeria até hoje. Não em mérito, mas em tamanho mesmo: 1,97m de altura. Em menos de seis meses, o São Paulo faturou dois títulos. Arrasador.
Já a temporada de 1988 não foi excepcional, mas rendeu bons frutos. Em 9 de abril foi inaugurado, de modo definitivo, o Centro de Treinamento Frederico Antônio Germano Menzen, o CT da Barra Funda, que hoje abriga o Departamento de Futebol Profissional do Tricolor.
Em área de 44.472m², o SPFC construiu toda a estrutura necessária para o melhor desempenho e aproveitamento de seus atletas. Hoje são 3 campos oficiais e piscina, além do Núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica "Maria Zilda Gamba Natel", o famoso REFFIS, inaugurado em 2003.
Dois anos depois, em 1990, outra dessas estranhas peculiaridades: o Palmeiras construiu seu CT exatamente ao lado do são-paulino. Separados somente por um muro, com o auxílio de uma escada é possível espiar o lado adversário.
Deixando os (por)menores de lado. O São Paulo mais uma vez chegou a final do Paulistão. Em 1989, após superar Bragantino e São José (que eliminaram, arrasadoramente, Palmeiras e Corinthians), o Tricolor mais uma vez se consagrou Campeão Paulista (1x0 e 0x0 foram os placares).
Quatro títulos estaduais (1981, 1985, 1987 e 1989), um Campeonato Brasileiro (1986) e ainda outros três vices-campeonatos nacionais (1981, 1989 e 1990). A década foi Tricolor - mais uma vez. Logo todo o Mundo seria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário